Construções de madeira: boa ou má opção?

shutterstock_152876639

Embora em Portugal as construções de madeira não sejam comuns como nos E.U.A. e nos países nórdicos, este tipo de habitação pode ser igualmente uma opção para quem quer construir casa.

Mas serão as construções de madeira uma boa opção? Aqui ficam algumas considerações:

Custos

Na maioria dos casos as construções de madeira são mais baratas, tendo em conta as suas características específicas. Por seu turno, têm baixos custos de manutenção.

Durabilidade

O período de vida das construções de madeira pode ascender a várias centenas de anos, embora dependa da qualidade da matéria-prima e dos cuidados de manutenção, o que nos leva ao ponto seguinte.

Manutenção

As construções em madeira exigem uma atenção e manutenção redobrada, embora com custos residuais, resumindo-se normalmente à renovação periódica do verniz ou da pintura, assim como à verificação das telhas e calhas.

Resistência

O facto de serem em madeira acaba por tornar estas casas mais suscetíveis a fenómenos da natureza. Por isso, apesar de existirem formas diminuir essa suscetibilidade – como optar por madeira tratada e de castas mais resistentes – se a casa se encontrar numa área geológica ou meteorologicamente inconstante será sempre necessário um cuidado adicional na sua projeção.

Flexibilidade e versatilidade

As construções de madeira são das mais adaptáveis às necessidades dos proprietários e executar alterações é uma tarefa rápida e fácil.

Construção

O tempo médio de construção de uma casa em madeira é de três meses, isto é, cerca de metade do período necessário para construir uma habitação convencional       .

Isolamento térmico e acústico

As construções de madeira maciça proporcionam um baixo consumo de energia de aquecimento e são podem ser mais silenciosas no seu interior do que as de cimento, já que a madeira é um isolante natural. No entanto, uma das desvantagens é a emissão de ruído, inicialmente pelo ajuste do material e numa fase posterior devido às próprias características da construção.

Riscos de incêndio

Um dos pontos que geram maior insegurança relativamente às construções de madeira é o perigo de incêndio, mas na verdade estas casas são feitas com madeira de excelente qualidade e alta densidade, pelo que provocam uma queima lenta, proporcionando controlo imediato.

Risco de infiltrações

A possibilidade de infiltrações numa casa de madeira é a mesma que numa casa de alvenaria, dependendo da correcta execução do telhado, do uso de telhas de boa qualidade e da aplicação de calhas e rufos nos locais indicados.